segunda-feira, 31 de maio de 2010

As orelhas do cão..

As orelhas são um dos órgãos mais sensíveis dos cachorros. Alguns permitem pacificamente que se limpe, outros não deixam nem chegar perto. Cachorros com orelhas grandes costumam ter mais problemas nos ouvidos do que aqueles de orelhas pequenas.
Para limpar as orelhas de um cão, NÃO USE OBJETOS PONTIAGUDOS. Enrole uma gaze ou pano macio em um cotonete, molhe em solução estéril adequada (tipo "Epiotic" ou outra) e limpe calmamente.
Caso haja corrimento, secreção amarelada, sangue ou o cachorro esteja coçando desesperadamente a orelha, leve-o imediatamente ao veterinário. Vários e sérios problemas podem ocorrer caso problemas nas orelhas não sejam tratados rapidamente.
NUNCA coloque pomadas ou medicamentos que não sejam indicados por veterinários competentes dentro da orelha do seu cão. Otites e outras infecções podem se desenvolver muito rapidamente no caso de uso de medicamentos errados.
Para limpar as orelhas do cão, dê uma olhada na figura abaixo, que mostra a anatomia do canal auditivo dos cães:

Click na imagem para aumentar de tamanho

Essa é sensacional, mas...



...não seria exploração canina???

domingo, 30 de maio de 2010

Dog

Este é o Dog. Ele é um cachorro-gato, pois tem hábitos felinos: gosta das alturas (como os gatos), se lambe todo (como os gatos), dorme muuuuito (como os gatos), prefere a ração dos gatos .... talvez porque tenho crescido com meus 3 gatos!
Mas quando chega a hora de passear, ele já sabe o cominho da Redenção e lá faz a festa com os outros cães. É lá que expressa seu lado canino......late para todos que chegam e dá umas uivadas, lembrando seus antepassados lobos!!!
Ele é muito especial, pois todos os dias quando chego em casa, me recebe numa alegria imensa! Fica na minha volta saltitando e querendo atenção, esperando eu dizer a frase mágica: "VAMOS PASSEAR?" Aí ele enlouquece e fica na porta esperando a coleira!
Estes nossos amigos tornam a nossa vida muito mais feliz!

Em busca do PEPO.

O  Pepo não era frequentador da Redenção, mas talvez cabe colocar a foto dele.
Se alguém encontrar este cachorro no caminho, nas andanças saberá quem é...O Pepo.
Eu acredito que alguém o pegou e esta cuidando muito bem dele, mas seu dono esta com muitas saudades assim como a galera que o conheceu. VOLTA PEPO.
Contatos:(51)8199-4703
                     32120229

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sagu

O Sagu é um cão da raça Welsh Corgi Cardigan. Ele é brincalhão, brigão (ciumento) e mijão. As duas últimas características estão diminuindo, ainda assim ele carrega a placa avisando: "Cuidado! Faço xixi nas pessoas!"

Ganhei um lar...

LINDO COCKER ABANDONADO -
Esta é a história de um cocker que conquistou meu coração.....
Sou frequentadora do Cachorródromo da Redenção e sábado de manhã eu e minha "linguta" (daschund) fomos dar uma volta no parque. Foi quando encontrei um rapaz com um cocker que contou sua história: durante dois dias de trabalho observou que um cocker ficou amarrado por uma corda num banco de praça. Resolveu tirá-lo dali e o conduziu à Redenção à procura de um dono. Decidi então adotá-lo temporariamente para encontrar alguém especial para o cão abandonado. Levei para meu apartamento, coloquei antipulgas, dei vermífugo, dei banho e iniciei a divulgação nos dites DUAS MÃOS QUATRO PATAS e BICHO DE RUA. Dentro de três dias recebi alguns e-mails, mas foi um que me chamou atenção:
" Olá Carolina....tenho interesse de adotar o cocker que vc achou! Tenho uma fêmea linda, a Biluca e estou morando em uma casa agora e gostaria de achar um irmãozinho para ela brincar no patio . Vou lhe enviar uma foto da minha fofa para ver se não vão se dar bem .rssss.. meu telefone de casa é xxxxx e o celular yyyyyyy abraços e aguardo tua resposta."
Quatro dias se passaram e neste período o cocker conquistou meu coração! Ele era muito carinhoso, carente, companheiro, brincalhão e depois que comia kgs de ração, dormia como um bebê no meu colo. Nestes quatro dias o tratei como trato o meu: dei atenção, carinho, levei para passear e todos os cuidados que temos com nossos queridos companheiros. Mas infelizmente moro num apartamento pequeno. tenho um daschund e 3 gatos adotados. Para um cão do porte do cocker, meu apto era pequeno e foi com alguma tristeza telefonei então para a moça do e-mail para doá-lo. No dia seguinte vieram a mãe e o marido conhecer o cocker. Eram pessoas especiais.....ficaram muito felizes com o encontro e não cansaram de me agradecer por ter posto o cocker na vida deles, pois estavam loucos para adotar um companheiro para a cocker que eles já possuiam. Quando viram as fotos do meu cocker e leram a história, se comoveram e entraram em contato imediatamente. Tenho certeza que o cocker está bem: com um casal que ama os animais, numa casa grande com jardim e com uma companhia de uma cocker da mesma idade! A despedida foi triste, pois este animalzinho conquistou meu coração em apenas 4 dias com todo o seu amor e carinho, mas o sentimento de ter ajudado a encontrar um lar e donos especiais é muito bom!!!!

Para adoção

História de um Pastor-Latinha........
Descobri o Cachorródromo da Redenção há um dois meses. Logo nos primeiros dias, conheci Prince, um SRD quase definida, pois é primo de Pastor Alemão. Ele é muito querido por todos os cães e donos frequentadores do cachorródromo! Ele deve ter uns 10 anos de idade e doi abandonado na Redenção. É muito manso, dócil e amável. Certo dia ele estava deitado, quieto e quando levantava, não tocava a pata esquerda traseira no chão. Observamos então que estava ferida. Ele sentia muita dor e ao mesmo tempo que queria a atenção das pessoas e companhia dos cães, a inflamação da pata não permitia que ele se levantasse. No dia seguinte, consegui um carro e fui buscá-lo na Redenção. Não o encontrei......falei com os guardas do parque, deixei meu numero de telefone e solicitei que entrassem em contato se o vissem. Voltei à tarde e foi então que descobri que uma moça estudante de Medicina Veterinária e que tem um Hotel para cães o recolheu. Fui até lá para ver como ele estava. Conversei com a moça e perguntei se ela se importava que eu o levasse numa clínica para realizar o tratamento que fosse necessário. Ela ficou muito feliz, porque mesmo sendo da área, estava recém no 2º semestre e não sabia como curá-lo. Levei o cão na Águia Veterinária e lá foi atendido pelo Dr Diego....um excelente profissional! Na mesma hora ele recebeu 3 medicações injetáveis e foi prescrito uma semana com tratamento medicamentoso. Comprei 10kg de ração e levei para o hotel novamente.
Atualmente sua pata está totalemnte curada e Prince recebe a atenção de vários amigos da Redenção: alguns compraram as vacinas, outros o levam para passear, outros redigiram texto e publicaram em sites de ONGs de adoção.....pena que nenhum de nós possa ficar com ele: quase todos temos um ou mais cães/gatos, ou não temos espaço em nossas residências, mas fazemos o que está a nosso alcance como medicamentos e ração. Estamos torcendo para que surja um dono que o adote e o trate com muito carinho!!!!
           Contatos: (51) 9235.8944 com Elisete ou por
           e-mail com Bruna: brunaracoski@gmail.com
          Também pode deixar mensagem aqui no blog.

Kalê

Labrador que estará completando 8 meses 01/06/2010...
O Kalê? Chegou bagunçando, roendo tudo, mudou toda minha rotina... e as vezes me pergunto: por que escolhi um labrador? Essa carinha doce já é metade da resposta! Insuperavelmente sociável, manhoso e sem noção do tamanho dele. Quando ele começou a crescer minhas amigas diziam: “ ta certo que tu tava carente, mas precisava ser tão grande?” Pois é, eu nem sabia, mas precisava ser exatamente ele!
No banho...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Redenção

Click na imagem para aumentar

Pré-História

Pinturas pré-históricas encontradas na Espanha demonstram que o cão era usado como animal de caça há cerca de 7 mil anos. O historiador Heródoto conta que, no Egito, quando morria um cão, o dono e sua família ficavam de luto. O cão é o mais antigo dos animais domésticos, e tem uma altura variável entre 20 cm (Chihuahua) e 1 metro (São-Bernardo). Pesa no mínimo 1.500 g e, no máximo, quase 100 kg.
Depois, ao longo dos séculos, especializou as raças nas funções mais diversas: para a guarda (o cão tem uma aguda noção de território), a vigilância de rebanhos, a participação em diferentes modalidades de caça, a tração de trenós, a orientação de cegos, as competições (corridas de galgos) ou simplesmente para fazer companhia ao dono.
O cães aprendem a nadar, a dar saltos, a aproximar-se de uma presa em silêncio, a identificar um cheiro determinado, etc.
Dentes
Todos cães tem algo em comum entre todas as raças, a mesma fórmula dentária, que têm 42 dentes, 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares. Os dentes caninos mais agudos e mais fortes nos canídeos selvagens aferram a presa; os molares servem para cortar a carne.
Pernas
Os canídeos andam sobre as pontas dos dedos. As patas anteriores possuem cinco dedos e as posteriores, quatro. Todos terminam em unhas muito fortes, que não se retraem, ocultando-se, como as dos gatos.
Pertencentes à família dos Canídeos
A família dos canídeos é bem variada, pertencem animais ferozes como o lobo ou o dingo, astutos como a raposa e o animal mais fiel ao homem: o cão.Veja alguns exemplares dos canídeos mais comuns, além do cão: o Chacal, o Coiote, o Lobo, o Dingo, a Raposa, o Feneco e a Hiena. Acredita-se que o cão descenda do lobo e do chacal, espécies com as quais é capaz de cruzar-se perfeitamente. Da raposa, a distância que o separa é maior.
Reprodução
A reprodução do cão é rápida, com 2 meses de gestação, seis semanas de amamentação, dentição definitiva aos cinco meses e maturidade sexual com um ano (dois períodos fecundos por ano, geralmente em Janeiro e Agosto).

Lennon

O Cão apaixonado da Redenção.
A Fernanda o diz "maloqueiro" mas ele não está nem aí.
-Fernanda: "A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse 'Os Beatles'"...

Se o seu cachorro fosse um professor

Você aprenderia coisas assim:Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e
deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta
culpado...volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o MAIS importante de tudo...
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por
perto e mostre que você está ali para confortar.
A amizade verdadeira não aceita imitações!!!
E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM SER IRRACIONAL !!!!

Me chamo Zé de Ébano...
Eu sou o Zé, cachorro que levo o Tiago Para passear no parque e para interagir com outros cães e também com outras pessoas. Eu sei minha idade mas o Tiago não sabe, pois nos encontramos quando eu já era um pouco grandote. Somos grandes parceiros.
-Tiago diz: Eu amo este cusco, ele me faz feliz e é um grande parceiro em todas as horas...

Cachorródromo da Redenção

Este é o blog da CUSCAIADA do Parque Redenção em Porto Alegre/RS.
Em breve aqui nesta página teremos notícias da vida destes cães frequentadores deste espaço na cidade de Porto Alegre e muitas outras coisas.
Em breve....